Entre 2 e 3 anos, o bebê passará a dormir em uma cama sem barras. Tome nota dos passos a seguir para que a sua nova liberdade não se transforme em uma complicação para o seu descanso.

Com qual idade fazemos a mudança do berço para a cama? Na realidade, a idade não é importante como outros sinais mais claros que dependem tanto de seu temperamento como de seu nível de desenvolvimento.
Ele aprendeu a sair e a entrar sozinho do berço? Adormece com facilidade quando vai para a cama?
Entende as suas explicações e obedece? E acima de tudo, ele quer dormir em uma cama?

Escolha o momento:

Dormir em uma cama sem os limites, e a segurança de um berço com grades, é uma mudança importante, tente evitar fazer a troca em uma situação delicada para ele, a chegada de um bebê ou outra mudança. Se preferir pode fazer por etapas e deixar que tire o cochilo na cama e que passe a noite em seu berço até que esteja acostumado. Além de se sentir confortável, tem que se sentir seguro.

Se ele cair da nova cama, pode levar um grande susto. E também, é prudente colocar uma lateral da cama contra a parede e uma barra de proteção do outro lado, até que comprove que já não corre perigo de cair.

Agora que tem liberdade para subir e descer da cama, terá que explicar que espera que faça bom uso dela. Que se ele precisar, para chamar, e que você que irá até ele. Isso vai criar um bom hábito desde o inicio. Mas se algum dia descobrir que ele está brincando no chão, quando deveria estar na cama, não o castigue. Ele não deve ver a cama como um lugar desagradável. Explique que é hora de dormir, que agora ele é maior e que a cama é o lugar de descanso de todos em casa.