Vontade de ver o seu filho livre das fraldas, não vai faltar. Mas, não se precipite. Para dar este passo decisivo, é preciso alcançar um grau de maturidade tanto física quanto psicológica. É possível que ele esteja preparado para isso aos 18 meses, mas a idade mais comum é em torno dos 24 meses a dois anos em média.

Os sintomas de que está preparado para não usar mais fraldas:

Nos indicamos algumas atitudes que podem significar um sinal de que chegou o momento.

  • O bebê percebe as sensações físicas antes de fazer xixi ou cocô. Você vai saber por que a sua cara muda de expressão, interrompe uma brincadeira e procura um lugar isolado para fazer as suas necessidades, por exemplo.
  • Mantém certa regularidade em suas fezes. Uma vez alterado é capaz de se manter seco por um período de duas horas.
  • Expressa verbalmente os seus desejos de usar o penico ou o vaso sanitário.
  • Entende a diferença entre estar seco ou molhado. Fica incomodado com a fralda suja ou pede para você trocar.
  • Tenta imitar os adultos no uso do banheiro. Se mostra contente com a idéia de usar o penico.
  • Mostra vontade de ser maior. De fazer as coisas sozinho e de agradar aos pais aprendendo os novos hábitos.
  • Prepara-lo para deixar as fraldas:

    Se você observar em seu filho algumas destas pistas que acabamos de indicar, pode ser o momento para iniciar a sua aprendizagem.

    • Escolha um penico de seu agrado. Deixe a sua vista durante algum tempo para que possa se familiarizar com ele, como se fosse algo exclusivo seu.
    • É bom que brinque com o penico, e que utilize para que seus bonecos façam “pipi” também.
    • Encoraje-o a usar o penico na hora que costuma fazer as suas fezes. Se ele recusar, não o repreenda e não demonstre desapontamento. A decisão de assumir a mudança deve partir dele. Espere um tempo ante de tentar de novo.
    • Nunca faça do ambiente onde está o penico um castigo. Quando ele fizer xixi e cocô nele, demonstre a sua satisfação. Mas, se ele deixar o penico limpo, não expresse o seu desgosto.
    • Utilize o poder da imitação. Também é aconselhável deixar que os meninos vejam o seu pai fazendo xixi e as meninas a sua mães, para que sintam vontade de imitar e aprendam com o exemplo.

    Como tirar as fraldas:

    Quando estive comprovado que o seu filho começa a controlar a urina, passe a tirar as fraldas.

    Para fazer isso:

    Escolha bem o momento. O bebê está tranquilo, não vai nascer nenhum irmão, não acabaram de mudar de casa e nem esteve doente recentemente. Não faz muito frio e ele pode andar em casa com roupas leves.

    • Faça-o se sentir maior. Em vez das fraldas, coloque roupas de baixo (cueca ou calcinha).
    • “Não se esqueça de que os escapes” são normais. O seu filho vai levar uns dias para adquirir o controle. Prepara roupas suficientes.
    • Preste atenção. Quando ele já estiver sem as fraldas, você precisa considerar que quando o seu filho disser que está com vontade de fazer xixi, isso significa já. Ele não pode esperar assim você tem que estar atenta em todo momento. Se o seu filho não pede, coloque-o sentado no penico em intervalo regulares e depois das refeições.
    • Não se esqueça de abraçar e de parabenizar nas primeiras vezes que ele for ao banheiro por conta própria.

    Durante á noite: Embora o seu filho já use o penico ou vá ao banheiro sozinho, durante o dia, é normal que tenha que usar fralda durante a noite, durante alguns meses, inclusive durante alguns anos. O controle dos esfíncteres não é completo até os quatro ou cinco anos. Para ajudá-lo a se manter seco durante a noite, evite dar grandes quantidades de líquidos antes de ele ir para a cama e o coloque no penico antes de se deitar e se necessário, volte a leva-lo ao banheiro quanto você for se deitar. Mantenha-o com a fralda enquanto ele amanhecer molhado, mas se durante vários dias você a encontrar seca, já pode removê-la.

    No seu ritmo: Faça ouvidos surdos aos comentários de familiares e amigos. O seu filho estará preparado para deixar as fraldas, no seu próprio ritmo. A paciência é o primeiro requisito de vocês, os pais, é preciso cultivá-la para está tarefa. As estatísticas indicam que as meninas tendem a ganhar o controle um pouco antes que os meninos. No geral começam a controlar primeiro de dia e pode levar meses até tirar também a fralda durante a noite.