Manter os dentes de leite das crianças livres das caries é fundamental. Apesar de durar apenas seis anos em suas boquinhas, os dentes definitivos podem herdar as caries. Cuide dos dentes de leite incluindo estes alimentos “anti-caries”. As temidas e em ocasiões dolorosas caries são causadas pelos ácidos criados pelas bactérias da boca que são produzidos depois de comer, quando estas metabolizam os açúcares que provem dos alimentos.

Incutir hábitos de higiene nas crianças a partir do surgimento do seu primeiro dente de leite é fundamental para garantir que todos os dentes se mantenham saudáveis, pois se tiver caries sem tratar, os dentes permanentes vão herdá-las. Além de ensinar a escovar os dentes depois de cada refeição e procurar fazer uma revisão odontológica ao menos uma vez por ano, há cinco alimentos que ajudam a proteger os dentes das crianças e que não devem faltar em sua dieta diária.

O queijo. Fornece cálcio e vitamina D, dois elementos fundamentais para a saúde bucal.

As frutas e os vegetais crus. São bons porque as suas fibras naturais faz a mastigação produzir bastante saliva, que contém bicarbonato, uma substância capaz de neutralizar os ácidos e evitar o surgimento das caries.

A cebola. Principalmente quando ingerida crua, contém substâncias antibacterianas.

A maçã. Contém um potente antioxidante que atua como proteção antibacteriana.

Os especialistas recomendam, além disso, reduzir o máximo possível o consumo de doces, já que a sua composição pegajosa faz com que os seus restos permaneçam grudados nos dentes, um perigo principalmente se não escovar os dentes depois de comê-los.