Um hábito essencial para a saúde bucal. Três vezes por dia, com uma boa pasta de dentes, no sentido adequado e durante, ao menos, dois minutos. Assim nós devemos escovar os dentes, e incutir este hábito nos nossos filhos desde a infância.

A boca é a porta de entrada de tudo o que acontece em nosso organismo, tanto o bom como o mau. Ter uma boa saúde bucal desde a infância é essencial para a nossa saúde futura e, no caso das crianças, a maior parte da nossa tarefa consistirá na prevenção, através de dois princípios: a higiene e o exemplo.

Os dentes devem ser escovados após cada refeição ou, pelo menos, três vezes por dia, se eles comem no colégio. Se nós não o fizermos, dificilmente conseguiremos que eles adotem este hábito. No caso dos bebês, limpamos a sua gengiva com uma gaze umedecida em água e envolta em nosso dedo indicador após cada mamada, seja no peito ou na mamadeira.

Comece o quanto antes a fazê-lo. Quando o bebê já tiver os seus primeiros dentes, devemos iniciar a escovação. A escova deve ser adequada a sua idade e a pasta de dentes também, o seu rótulo deve indicar uma concentração de flúor de 500 partículas por milhão; uma concentração superior poderia danificar os seus dentes.

Dicas para ensinar aos seus filhos estes truques para que escovem os dentes corretamente:

  • A quantidade de pasta de dentes não deve ser maior que um grão de arroz, uma quantidade maior pode danificar os dentes.
  • Se deve começar e acabar sempre no mesmo lugar. Por exemplo, começar pelos molares da parte superior esquerda, percorrer por completo e passar para o maxilar. A escovação deve durar 2 minutos. Você pode colocar um relógio ou uma ampulheta no banheiro ou ensiná-lo a cantar uma canção mentalmente que dure aproximadamente esse tempo para que ele possa calcular.
  • Até que ele aprenda a escovar bem os dentes, destreza que dominará em torno dos seis anos, o melhor é que primeiro você escove e deixe-o fazer a segunda passagem.
  • Toda escovação deve ser completada com um enxaguante bucal adequado para as crianças que eliminará os possíveis vestígios de creme dental.
  • É conveniente iniciar o uso do fio dental, que permite alcançar uma maior higiene entre os dentes.
  • Não se esqueça de que o melhor exemplo para as crianças são os seus pais. Se não dermos o exemplo sendo rigorosos com a nossa higiene, dificilmente eles adotaram este hábito.