Muitas pessoas sofrem de patologias alérgicas causadas por ácaros, como a asma e a rinite, principalmente em áreas costeiras. É que estes bichos preferem os ambientes quentes e úmidos, perto do mar, e acampam em sofás, almofadas e tapetes de nossas casas. Se você convive com algum alérgico á ácaros, convém saber que a melhor forma de combatê-la é tomar uma série de medidas preventivas. Embora, quando um surto comece, o seu médico prescreverá tratamento farmacológico e indicará a administração de vacinas se considerar necessário. Em geral, não deixe de colocar em pratica essas medidas:

Reduza a possibilidade da umidade ambiental da sua casa. Mantenha a sua casa muito limpa, passando o aspirador, de preferência com filtro antiácaros, com frequência. Limpe as superfícies dos móveis com um pano úmido, que capta melhor as partículas de poeira.

Favoreça a entrada de luz solar e a ventilação diária. Evite colocar no quarto da criança alérgica pelúcias, mosquiteiro, tapetes, móveis estofados e em geral qualquer objeto que atraia pó ou se transforme em uma fonte de reações contrárias. Lavar as cortinas, tapetes e capas de colchões e sofás com frequência e com água a 60 graus. Convém forrar o colchão e o travesseiro com uma capa antiácaros.