O primeiro pensamento de quase todos os pais quando um de seus filhos está resfriando, com febre ou muita tosse, é como podem curar o resfriado o mais rápido possível? Porque, claro, nenhum de nós quer que um simples resfriado se transforme em uma gripe ou algo pior.

Mas, por outro lado, refletimos que uma superexposição aos medicamentos desde pequenos, além de causar o enfraquecimento de suas propriedades no corpo da criança, pode ter consequências no próprio organismo da criança. Por isso, a opção dos remédios naturais (que convivem com o homem desde que nos conhecemos como civilização humana) fornece o beneficio da ausência de efeitos colaterais, por outro lado a sua eficiência requer mais tempo do que as prescrições da medicina convencional.

Ou seja, a febre e a tosse, por exemplo, são sintomas que não são más em si mesmas. De fato, cada uma faz o seu trabalho, a febre avisa o sistema imunológico da criança e a tosse serve de controle de fronteiras para expulsar os indesejados mucos para um lugar longe dos domínios do corpo de seu filho.

Somente quando a febre for muita alta (perto dos 39 C) ou quando a tosse for seca, é preciso pensar também em agir contra o sintoma. Além do conhecido e necessário aumento da hidratação (tanto interna, a base de líquidos não açucarados, como externa, mantendo o ambiente úmido) existem remédios cem por cento naturais, que nos ajudarão não somente nos sintomas, mas na raiz do problema.

Remédios naturais que curam resfriado:

Há milênios sabemos das propriedades antivirais da cebola e do alho e existem muitas receitas seja de emplastos, chás, banhos, etc. Eles contêm elementos tão comuns e ainda assim essenciais.

O mel e o limão, embora só deva ser usados em crianças maiores, são remédios naturais, muito efetivos para as tosses secas.

O mel e o limão. O mel e o limão, embora só devam ser usados em crianças maiores, são remédios naturais, muito efetivos para as tosses secas.

Para limpar as vias respiratórias, o chá de sabugueiro ou de hortelã ou para vaporizar o quarto da criança use eucalipto ou esfregue algumas gotas de lavanda em água quente no corpo da criança que estiver com a temperatura muito alta, são remédios naturais e tradicionais.

O tomilho é um remédio natural com propriedades antivirais e anti-infecciosas.
As folhas de maçã em infusão são expectorantes.

É mais do que sabido o poder do fornecimento de vitamina C dos cítricos, laranja, limão e acerola. Que podem ser ingeridas em sucos ou em porções.

A menta, o mentol, abre as vias respiratórias, por essa razão mantê-los em um ambiente é muito útil.

Existem inúmeros remédios naturais. E eles contêm os três “B”, Bons, Bonitos e Baratos.