Todas as crianças nascem com a pele ligada a glande. No inicio, você deverá esperar alguns anos para que o problema seja resolvido de maneira natural. Se não for assim, uma simples intervenção cirúrgica vai acabar com o problema. Os bebês nascem com uma fimose fisiológica.

O prepúcio, a pele fina que cobre a extremidade do pênis, permanece ligado à glande e, portanto, não é retrátil, isto é, não é possível puxar para trás, deixando exposto o orifício urinário. Mas à medida que o bebê vai crescendo, o desenvolvimento dos tecidos e a higiene diária farão com que a pele se desprenda, solucionando assim a fimose sem necessidade de tratamento ou cirurgia. Quase 90% dos casos remitem ao chegar aos 3 anos e afeta 8% das crianças entre os 6 e os 7 anos de idade, e a 1% entre os 16 e 17 anos. A fimose não é uma doença, no entanto, como consequência dela, podem surgir problemas como as infecções urinárias ou a balanite, infecção da glande que provoca vermelhidão, dor e em algumas ocasiões supuração.

Uma cirurgia simples:

A intervenção cirúrgica para resolver a fimose se chama circuncisão e pode ocorrer em qualquer momento. No entanto, o ideal é em torno dos 3 anos. Esta cirurgia simples consiste em cortar a pele do pênis na altura da base da glande, ou seja, todo o prepúcio. Em crianças normalmente é realizada sob anestesia geral em nível ambulatorial para que ela possa ir para a casa depois de algumas horas e levar uma vida normal. Em alguns casos pode ser necessário fazer a cirurgia antes dos 3 anos.

Quando ao urinar o prepúcio incha como um balão:

Nos casos em que é impossível retrair a pele do prepúcio ou ao fazê-lo surge um anel de estrangulamento do pênis.

Se existe histórico de balanite:

Depois de repetidas infecções urinárias, e se ocorrer antes do primeiro ano de idade. A circuncisão também é indicada, em casos de urgência, na parafimose, uma complicação que consiste em que uma vez o prepúcio retraído, o anel formado é tão estreito que pode retornar a sua posição original, ficando preso na glande a estrangulando.

Cuide da sua higiene:

Como a fimose pode aumentar o risco de infecções de urina e balanite, a higiene nesta área é essencial. Assim, a partir de 1 ano de idade e uma vez por dia, você pode fazer manobras de retração do prepúcio para limpar corretamente a glande. O momento ideal é no banho. Utilize água e sabão, retire suavemente a pele do prepúcio, mas nunca force esta retração, ou seja, a manobra não deve causar dor ao bebê, é claro, nem irritação ou sangramentos.

Considere duas questões, a primeira, não é necessária uma higiene rigorosa do esmegma, umas bolinhas de gordura encontrada em baixo do prepúcio e que quando tocadas se movem sem dor, exceto se observar que as bolas são maiores do que o normal, o que pode indicar alguma irritação ou infecção e a segunda que, paradoxalmente, as retrações forçadas do prepúcio podem acabar provocando fimose na criança. Em caso de qualquer dúvida consulte o pediatra.