Os primeiros dias do colégio, a chegada de um irmão, uma mudança, as crianças passam por etapas, mudanças e acontecimentos que causam muita ansiedade. Se o seu filho está passando por dias difíceis ou um pouco nervoso, aproveite as refeições para acalma-lo.

Nutrientes para aliviar o stress:

Nenhum nutriente é anti-estressante. No entanto, incluir certas vitaminas e minerais em sua alimentação contribui para o bom funcionamento do organismo e aliviar o stress.

  • Vitaminas A, B, C. As frutas e verduras contêm as vitaminas que fortalecem o seu sistema nervoso. As do grupo B, além de ter um efeito sedante, são esgotadas pelo organismo quando ele está sob stress, provocando em seu filho irritabilidade e insônia. Alimentos como os brócolis, a acelga, o espinafre, legumes e as frutas ajudam a repor as suas reservas de vitaminas A, B, C. As do grupo E podem ser encontradas nas frutas secas. No entanto, com a possibilidade de asfixia em menores de cinco anos, é melhor que recorra ao azeite e as bebidas vegetais ou acrescente as frutas secas moídas em suas receitas.
  • Potássio, Magnésio e Cálcio. Esses minerais têm propriedades relaxantes e mantém sob controle o ritmo cardíaco de seu filho. A banana madura é uma fruta sedante por excelência, além de ser rica em vitaminas B e C, é de fácil digestão e sua doçura e textura macia, agrada especialmente as crianças produzindo uma sensação de bem-estar.
  • Outros alimentos que tranquilizam são os lácteos. O tradicional copo de leite quente antes de dormir efetivamente tem a sua razão de ser, pois o cálcio atua como tranquilizante natural do sistema nervoso e o calor relaxa a área estomacal, a primeira afetada quando o seu filho está nervoso. Acrescentar mel melhora o seu efeito. Outra opção, especialmente para as crianças com intolerância a lactose, é a bebida de amêndoas, que contém todos os nutrientes para o sistema nervoso, além de vitaminas E, B1 e B6, são umas excelentes fontes de cálcio, fósforo, potássio e magnésio.

A Valeriana e Melissa têm propriedades calmantes que você pode oferecer como chá ou usando as ervas como condimento. Para ajudar as crianças a conciliar o sono, faça um chá com estas ervas e leite. Outra possibilidade é usar especiarias como o orégano e a canela para dar sabor e aroma nas comidas e bebidas.

No entanto, há outros aspectos a considerar para que a alimentação se torne uma atividade relaxante para o seu filho. É importante que os alimentos sejam fáceis de ingerir e digerir. As texturas complicadas de mastigar é um problema para as crianças que não estão dispostas a fazer este esforço, causando ansiedade quando a comida permanece na boca e não há maneira de engolir. Também é determinante que o estado de ânimo da pessoa que o ajude a comer e um ambiente sereno e agradável.