Estes jogos servem para que a criança tenha maior controle sobre o lápis e entenda como as coisas vão se amarrando. Estas divertidas atividades vão permitir avançar em sua aprendizagem da escrita.

O controle da pressão dos dedos sobre o lápis é muito importante para que a criança aprenda a desenhar formas tão complexas como uma palavra escrita. Estes jogos vão ajudar a desenvolvê-lo. Além disso, eles vão gostar porque são divertidos, especialmente se fizer em sua companhia.

1. Papel. Utilizando uma tesoura especialmente para crianças, pedir para ele cortar o contorno de uma figura até desprendê-la. No início, escolha um desenho simples, uma fruta ou uma bola. Quando tiver superado esta primeira etapa, pode ir aumentando a dificuldade.

2. Cordões. Compre bolas e cubos de distintas cores, com um furo no meio e um cordão grosso. Ensine a seu filho a enfiar os pedaços no cordão seguindo uma série estabelecida, por exemplo, uma bola vermelha, um cubo verde e uma bola vermelha. Lembre-se que a dificuldade deve ir aumentando gradualmente, acrescentando mais cores e formas.

3. Costurar em tabuleiros perfurados. Consiste em um tabuleiro com buracos, formando um desenho onde a criança introduz um cordão como se costurasse. Você mesma pode fazê-lo com um papel cartão e corda.