Andar de bicicleta é uma das atividades mais divertidas e saudáveis. Ensine o seu filho a dar as suas primeiras pedaladas com a segurança e confiança necessárias para que ele possa desfrutar ao máximo. Se o seu filho tem mais de 5 anos, ele está na idade ideal para aprender a andar de bicicleta, pois ele já adquiriu as habilidades motoras necessárias para manter o equilíbrio sobre ela.

É fundamental, uma boa preparação:

As bicicletas sem pedais são o melhor brinquedo para preparar a criança para a bicicleta. Com ela, ele vai adquirindo o sentido de equilíbrio. O triciclo também é uma boa introdução para desenvolver a força em pedalar, aprender a frear, dirigir o veículo e manejar o guidão.

A sua primeira bike tem que ter o tamanho adequado a sua altura. Ele precisa poder se sentar com os pés apoiados no chão e que a altura do guidão não fique acima dos ombros. O guidão e o selim devem estar no início o mais baixo possível, para à medida que a criança cresça irem subindo. Verifique se a criança pode usar os freios com facilidade.

No inicio ele deve usar as rodas adicionais, conhecidas como “rodinhas”. Elas devem ser de altura ajustável. Após ele controlar o manejo da bicicleta com as rodinhas, vá aumentado cada vez mais. De forma natural, a criança vai pedalar sobre rodas na maior parte do tempo. Será o momento para tirá-las

Chegou o grande dia:

Escolha uma área plana e sem solavancos, regule a altura do selim e o incentive a dar umas pedaladas. Depois de uma boa arrancada, vá soltando, no começo por breves momentos, depois aumente o tempo. Ensine-o a dar voltas e a frear sem os pés.

Algumas crianças aprendem muito rápido, outras demoram um pouco mais. A confiança é um fator importante, tenha paciência e o parabenize pelas suas realizações. Em pouco tempo, ele se tornará um ciclista. Para terminar o aprendizado, você pode recorrer a simples brincadeiras como elaborar os circuitos ou se passar por guarda de trânsito, o fazendo obedecer as suas indicações. Ensine-o a circular pelo lado direito da rua e a respeitar as normas básicas de trânsito.

A sua segurança em primeiro lugar:

Acostume a seu filho a usar os acessórios de segurança quando ele sair para andar de bicicleta:

  • O capacete: o coloque na horizontal sobre a cabeça, com a borda frontal com uns dois dedos acima das sobrancelhas e sempre com o cinto afivelado.
  • Luzes e elementos refletivos: tão importante quanto ver quando você conduz uma bicicleta é ser visto. Por isso as bicicletas precisam adotar uma luz dianteira branca ou amarela, e um piloto traseiro. Não é demais acrescentar alguns elementos refletivos na bicicleta e na sua roupa, no colete, um bracelete no braço ou tiras anexadas ao capacete ou nas roupas. Sempre coloque uma lanterna, caso a luz falte.
  • Cotoveleiras, joelheiras e luvas.