A cesariana é a única situação em que uma pessoa récem-operada tem que cuidar de um recém-nascido. Você não poderá descuidar de sua saúde, mas o seu bebê precisará de você como em nenhum outro momento de sua vida. Aqui vão alguns conselhos para você se sair bem. Depois de uma cesariana, você precisará de repouso e muita tranquilidade.

E isso, durante 6 semanas, pelo menos, tempo em que a maioria das mulheres se sentem recuperadas fisicamente de uma intervenção cirúrgica. Mas, embora não seja comum, algumas parturientes levam meses para se recuperar após o parto por cesariana. A dica para o seu dia a dia está em atender o essencial: a sua recuperação pós-parto e o bebê. Não se faça de forte e peça ajuda. Falhar na avaliação de suas forças pode freiar a tão desejada volta à normalidade. Você passará entre 3 e 5 dias na maternidade, o pós-parto da cesariana é tratado como um pós-operatório abdominal.

Levante da cama depois de uma cesariana. Nas primeiras 24 horas, vão pedir que se levante, mesmo que seja apenas para se sentar no sofá. Faça com a ajuda da enfermeira, que irá dizer-lhe como deve se movimentar, saia da cama e caminhar com as mãos “segurando a cicatriz”. A razão de se sair cedo da cama é evitar problemas circulatórios, risco de trombose e, além disso, reduzir a formação de gases, muito comuns depois da cesariana. Neste sentido, você pode começar a praticar exercícios com os pés, rotação e flexão, desde que as pernas tenham perdido o efeito da anestesia.

A primeira refeição. Se você usou a anestesia peridural ou a raque, vai começar a tomar líquidos de 8-12 horas da cirurgia. Até então, estará sendo alimentada através do soro. Se tolerar bem, vão te oferecer uma dieta leve durante 16-24 horas e, em seguida, em 36-48 horas, uma dieta normal com alimentos de fácil digestão, ricos em fibras e que não seja flatulentos. A prisão de ventre e principalmente os gases podem se transformar em inimigos da sua recuperação pós-parto. Neste sentido, tomar chá de camomila e principalmente caminhar ajudará a eliminá-los.

Um banho reparador. Se no primeiro dia foi a enfermeira que ajudou no seu asseio na cama, no dia seguinte você poderá tomar uma ducha rápida, sempre com ajuda para o caso de sentir tontura.

Cuidando da cicatriz da cesariana. Nos primeiros dias o curativo é trocado diariamente e será aplicado um antisséptico não iodado. Em 3 ou 4 dias, estando bem a ferida, os cuidados são simples, água e sabão uma vez a cada 24 horas, a ferida seca e arejada, antisséptico e gases de proteção. Lembre-se que é recomendável que a ferida permaneça no ar alguns minutos, para que seque e ao menor sinal de infecção, você deve consultar o ginecologista. Leve em consideração que uma sensação de dormência na área é normal, mas a dor, a inflamação ou a secreção pode indicar complicações na cicatrização da cesariana.

Limite as visitas. Você está se recuperando de uma cirurgia grande e todo o descanso fará bem. Da mesma maneira, você não deve ficar sozinha em casa, é essencial ter um acompanhante para ajudá-la a se mover e a cuidar do bebê, tampouco deverá atender a familiares e amigos. É conveniente adiar as visitas até que esteja mais recuperada.

Ofereça o peito ao seu bebê. Dar de mamar depois de uma cesariana é um pouco mais difícil do que se o parto tivesse sido normal, mas é quase igual ou mais importante conseguir. O primeiro obstáculo tem a ver com o atraso no aumento do leite. O segundo é que possivelmente, não levarão o seu filho até o seu peito imediatamente após o nascimento. Avise a equipe médica que é o seu desejo, antes de iniciar a cirurgia.