No verão, a retenção de líquidos sofrida pelas mulheres grávidas aumenta. Certos alimentos podem ajudar a melhorar a sensação incômoda de peso. A retenção de líquidos provoca uma sensação de peso e cansaço bastante incômodos. Alguns alimentos podem colaborar, entre outras medidas, a melhorar os sintomas. Procure evitar o que provocam um aumento da retenção e aumentar os que ajudam a eliminar líquidos.

  • Alimentos ricos em potássio, um mineral que, juntamente com o sódio e o cloreto, se encarregam de manter o equilíbrio hídrico do organismo. A fruta e a verdura são ricos em potássio, especialmente, o melão, as nozes, abacate, tomate, banana, morangos, aspargos, acelgas e cenoura.
  • Alimentos de baixo teor em sódio. Não é para comer sal em tudo e sim limitar o seu consumo. Se deve consumir 5 vezes mais potássio do que o sódio. Esqueça os aperitivos salgados, bacalhau, salmão defumado, embutidos, molho de soja, certos queijos curados e conservas como molho de tomate. Os que contêm pouco sódio, maçã, pêra, batata, arroz e legumes como grão de bico e lentilhas. Controle o sal na cozinha.
  • Beba muita água. A eliminação de líquidos é conseguida com mais líquido. Beba um grande copo de água de cada vez nos intervalos das refeições. Também pode tomar com moderação café e chá, duas bebidas muito diuréticas. Se você perceber que a retenção é aguda, você pode estar sofrendo de pré-eclâmpsia. Procure consultar com o seu ginecologista com urgência.