Fundamental para o desenvolvimento do bebê. Poucos períodos da vida necessitam tanto de cuidado na escolha dos alimentos que são consumidos como a gravidez. Os especialistas em nutrição insistem na necessidade de manter uma dieta equilibrada, incluindo as cinco porções diárias de frutas e verduras.

É importante sempre cuidar da alimentação, mas é ainda mais, durante a gravidez. Uma dieta saudável e equilibrada é benéfica para a saúde da mulher grávida, mas também garante o desenvolvimento correto de seu filho. Por isso, os especialistas recomendam uma escolha adequada dos alimentos consumidos nesse período da vida, entre eles não podem faltar as frutas e as verduras. Confira agora as cinco dicas para estar bem alimentada na gravidez:

1. Beber ao menos dois litros de líquidos por dia, principalmente água, sucos naturais de frutas e caldos vegetais.

2. Escolha alimentos ricos em proteína e com baixo percentual de gordura, leite desnatado, peixe, ovos e carnes magras.

3. Consumir alimentos ricos em hidratos de carbono complexos, que fornecem energia saudável, pão, massas, arroz, legumes e batata. As suas variedades integrais são muito ricas em fibra, minerais e vitaminas.

4. O ácido fólico é indispensável para as mulheres grávidas. Além de tomá-lo como suplemento, também pode ser encontrado de forma natural nas folhas verdes, acelga, espinafre e ervilha, e em frutas como a laranja, melão e banana.

5. As frutas e hortaliças devem fazer parte da alimentação diária das mulheres grávidas, pois fornecem substâncias reguladoras muito importantes para o bebê e difíceis de serem encontradas em outros alimentos, daí a importância de se comer ao menos 5 porções. Se consumidas cruas, são uma fonte importante de vitamina C, caroteno e outras substancias ativas. Além disso, são ricas em fibras e ajudam a regular o transito intestinal.