A cozinha saudável não é incompatível com a boa mesa. Sugerimos formas de cozinhar que preservam os nutrientes e fornecem sabor e cor aos alimentos.

Ao vapor: Reduzirá a perda de vitaminas e conseguirá que os pratos ganhem em sabor. Os alimentos que mais se beneficiam deste método são as batatas, hortaliças e verduras e o peixe.

No forno: O forno reduz a perda dos nutrientes em sua alimentação. Além disso, não é necessário mais ingredientes do que o próprio alimento que vai ser cozido e um pouco de líquido, azeite, caldo, suco de limão e vinho, para regar, o que permite preparar pratos pouco calóricos. Só é preciso ter o cuidado de retirar as partes queimadas se você se confundir com o tempo. Nós sugerimos uma receita simples à base de verduras e hortaliças, cortadas em pedacinhos, coloque em uma caçarola de forno com tampa, regue-as com um pouquinho de azeite e suco de limão, tempere com sal e ervas e cozinhe a uma temperatura moderada (80 C).

Na grelha: Arranje uma boa panela antiaderente, não use nela objetos metálicos que podem danifica-la, espátulas, garfos, esponja de aço, e cozinhe em fogo médio. Você pode cozinhar dessa maneira as verduras e hortaliças cortadas em lâminas, carnes e peixes. Uma vez no prato, tempere com molhos leves, de iogurte, de queijo fresco, ou uma mistura de azeite de oliva e ervas finas.

Na água quente: Para diminuir a perda de vitaminas e minerais, não pique muito os alimentos que vão ser fervidos e introduza-os quando a água estiver bem quente, e não antes disso, use a quantia certa de líquidos e um recipiente que feche bem para não aumentar demais o tempo de cocção, e acrescente um pouco de suco de limão para proteger as vitaminas.

A panela Wok: Tem a forma de meia laranja, uma longa alça e uma tampa. Permite saltear todo tipo de verduras, hortaliças, carne e peixes em questão de minutos. Os alimentos são servidos crocantes e temperados com soja, ervas aromáticas e alguma espécie picante como o cominho. Tenha uma de boa qualidade para que o calor se divida por toda a wok de maneira uniforme.

Fritos com moderação: Não ingira mais de uma ou duas vezes por semana, utilize exclusivamente azeite de oliva, aquecido em fogo médio, e mergulhe os alimentos antes de começar a sair fumaça. Se decidir reutilizá-lo, coe em uma peneira a cada uso, e não use mais do que três vezes.