A gravidez é o início de um período na vida da mulher cheiro de esperança e felicidade, mas também repleto de dúvidas e inquietudes. O processo de gestação, o parto e o pós-parto são as fases que implicam muitas mudanças emocionais e físicas, além da transcendência do nascimento de um filho. Por esse motivo, queremos responder as 10 perguntas mais comuns das mulheres grávidas, uma vez que é fundamental que os pais estejam bem informados nesta etapa.

As 10 dúvidas mais frequentes na gravidez:

1. Como deve ser a minha alimentação durante a gravidez?

Uma das dúvidas mais comuns da futura mãe é saber qual a alimentação que deve ter e a quantidade. Em termos gerais, a grávida deve evitar ganhar muito peso, mas se alimentar adequadamente. A idéia de “comer por dois” é equivocada, o fundamental é incluir na dieta os nutrientes como iodo, ferro, Ácido fólico, ácidos graxos e Omega 3 e evitar alimentos como as gorduras saturadas, os doces e os alimentos fritos.

2. Os medicamentos na gravidez. Em geral, as grávidas devem evitar qualquer medicação a não ser que o seu médico indique o contrário. Os medicamentos podem passar para o feto e afetar o seu desenvolvimento.

3. Álcool, fumo e café. Tanto o álcool como o fumo são muito prejudiciais para o feto, por isso a recomendação dos especialistas é abandonar estes hábitos durante a gravidez. Quanto à cafeína, a maior parte dos pesquisadores estão de acordo que em pequenas quantidades não causam danos ao bebê. A cafeína não está presente apenas no café, mas também no chocolate e em alguns refrigerantes.

4. Viajar de avião grávida. Outra dúvida comum que é colocada é a viagem de avião. Os voos comerciais permitem mulheres grávidas livremente até a 28 semana de gravidez, o limite de muitas companhias áreas.

5. O sexo durante a gravidez. Muitas mulheres hesitam em ter relações sexuais durante a gravidez. A não ser que exista uma contra indicação médica, o casal pode manter sem problemas sua vida sexual.

6. Tingir o cabelo na gravidez. Hoje em dia não há nenhuma base científica para evitar o uso de tinturas de cabelo durante a gravidez. Os especialistas recomendam, por precaução esperar até depois do quarto mês de gravidez.

7. Procurar emergência médica. As mudanças físicas no corpo das mulheres são muito visíveis, e alguns sintomas de gravidez podem chegar a assustar as futuras mães se a vida de seu filho estiver em risco. Os especialistas recomendam ir ao hospital em casos de sangramentos vaginais abundantes, contrações, febre, vômitos persistentes, ou a ruptura prematura ou falta de movimento do feto.

8. A chegada do parto. Reconhecer os sintomas de parto não é tão fácil para muitas mulheres. Geralmente, estes sinais estão associados à chegada do bebê: encaixe do feto, expulsão do tampão mucoso, contrações e a ruptura da bolsa amniótica.

09. Como devo dar o peito ao meu filho? A amamentação gera muitas dúvidas. Como posicionar o bebê, o é leite suficiente, como remediar as rachaduras…

10. Recuperar a forma depois do parto. Como regra geral, no primeiro mês após o parto recomenda-se o descanso da mãe. A partir desse momento você poderá começar a fazer exercícios de tonificação, como yoga ou pilates. Juntamente com uma dieta saudável e equilibrada e exercícios específicos para o abdômen e seios, gradualmente voltará à forma.