O seu bebê nasceu por cesariana e você já está em casa. Agora, você começa a se recuperar da gravidez e da sua cesariana para responder com energia renovada os cuidados com o seu bebê. É aconselhável seguir algumas precauções para que o seu corte cure bem e você possa recuperar as suas forças para cuidar de seu filho. Depois da cesariana, você voltará para a casa cansada e com bastante dor.

No seu caso, os 40 dias de pós-parto vão ser ampliados em algumas semanas a mais. Até você se recuperar da intervenção plenamente, necessitará de ajuda. Cuide somente de você e de seu bebê, até se sentir forte.

  • Não levante mais peso do que o de seu bebê, para não aumentar as dores.
  • Verifique a cicatriz da cesariana. Se estiver avermelhada ou se sentir sintomas de infecção, consulte o seu ginecologista.
  • Coma de maneira saudável e beba bastante líquido. Tome um suplemento de ferro durante 3 ou 4 semanas.
  • Aumente a atividade física de forma gradual.

Até quando os lóquios. Como em um parto normal, o seu corpo vai expulsar o sangue pela vagina. São os famosos lóquios, de forte odor e cor vermelha no início vai escurecendo e amarelando a medida que os dias passam. No caso de cesariana, os lóquios podem durar mais do que os 40 dias do parto normal. Apenas se preocupe com essas perdas se tiver febre e sentir dor.

Exercícios depois de uma cesariana? Após 3 ou 4 semanas da cesariana, você pode praticar um exercício passivo. Coloque o seu bebê sobre o seu ventre e contraia e relaxe os músculos abdominais. Quando o corte já não doer mais, você poderá fazer movimentos de pedaladas, deitada no chão e sempre de forma progressiva. Não se esqueça de que o fato de ter dado a luz por cesariana não a exime de reforçar o seu solo pélvico. Pratique os exercícios de Kegel.

Como prevenir a infecção urinária. Para fazer a cesariana, aplicaram em você, uma sonda que aumenta o risco de sofrer uma infecção urinária. A maior prevenção é beber muita água. Para saber se você ingere água suficiente, observe a sua urina que deve ter uma cor amarelo clarinho. Caso o contrário, aumente a quantidade. Além de prevenir a infecção urinária, a água também favorece a secreção láctea, então, você tem bons motivos para beber água em abundância.

Se você tiver um a febre, sente ardor ao urinar, consulte o seu ginecologista. São os sintomas comuns de uma infecção urinária.

Relações sexuais depois da cesariana. Em princípio, a cesariana não deveria ter efeito em sua vida sexual. A cicatriz do útero, geralmente não é mais notada passadas 3 ou 4 semanas, mas é possível que as contrações uterinas do orgasmo sejam sentidas de forma maneira mais intensa durante algum tempo. Como o pós-parto normal, por causa dos efeitos do hormônio prolactina da amamentação, você terá menos lubrificação vaginal e possivelmente, menos desejo sexual. Quando voltar a menstruação, tudo se normalizará.

Anticoncepcionais depois de uma cesariana. Se você amamenta, sem mamadeiras complementares de leite de fórmula, é considerado que os 3 primeiros meses, a segurança anticonceptiva é de 98 porcento desde que a menstruação não tenha voltado. A partir desta data, você deverá pensar em um anticoncepcional se quiser controlar a sua fertilidade. Caso opte pelo DIU (dispositivo intrauterino), poderá colocá-lo 3 meses após o parto. Também existe uma pílula anticoncepcional compatível com a amamentação porque não leva estrogênios. Os outros métodos a sua disposição são os preservativo e o diafragma, dois métodos seguros, práticos e que não interferem na amamentação.

Gravidez depois de uma cesariana. Tudo depende de seu estado de saúde e da sua vitalidade. Muitos ginecologistas aconselham esperar pelo menos um ano. Outros falam de 18 meses e até 2 anos e meio para desfrutar plenamente os primeiros anos de vida de cada filho.