Elas são popularmente conhecidas como cursos de preparação para o parto, mas a evolução de seu conteúdo as transformou em verdadeiras escolas para os futuros pais. Por isso também são conhecidas também como aulas de educação materna. Em que consistem as aulas? Quando começar? Aqui você tem a resposta.

O recomendável é iniciar o curso no início do segundo trimestre da gravidez e não deixar de procurar as aulas depois do nascimento do bebê. Se informar é um bom ponto de partida. Esta é a lista de perguntas que convém esclarecer antes de se inscrever no curso de educação materna.

1. O curso sempre é ministrado por uma parteira?

É o que provavelmente ocorrerá se procurar o seu centro de saúde ou uma maternidade pública. Em um centro privado, também são ministrados por outros profissionais como os médicos e psicólogos, fisioterapeutas especializados, etc.

2. Haverá encontros com outros profissionais?

Muitos centros de educação materna abrem as suas portas a especialistas convidados em áreas de interesse para a futura mãe. A escolha do material de puericultura, as massagens do bebê, a amamentação materna ou da recuperação pós-parto são alguns dos temas que podem ser abordados desta maneira.

3. Como é o espaço?

O centro pode contar com uma sala grande e bem ventilada, se for equipada com espelhos, melhor. Nela se realizará os exercícios de ginástica pré-natal. Também deve contar com uma sala equipada com um projetor para o material audiovisual.

4. Quando procurar pelas aulas?

O curso geralmente é dado em três períodos. O primeiro tem lugar entre a semana 12 e a 28. O segundo se desenvolve a partir da semana 28. E o terceiro corresponde ao pós-parto e é oferecido a partir dos 20 dias após o parto.

5. Quando o pai deve ir?

Sempre que desejar, embora haja aulas especialmente desenvolvidas para eles.

6. Qual o conteúdo das aulas teóricas durante a gravidez?

No primeiro período, é oferecida a mãe e ao pai a informação necessária para que viva a gravidez nas melhoras condições de saúde e bem-estar. A segunda parte se foca em resolver as dúvidas do casal para reduzir o estresse e a ansiedade, fornecer conforto diante dos desconfortos do final da gravidez e preparar para enfrentar o parto com serenidade e confiança. Também são das às primeiras aulas de puericultura.

7. O treinamento físico é em uma ginástica?

É um trabalho físico associado a exercícios de relaxamento e respiração. A meta é aliviar as pequenas dores físicas e prepara a mulher grávida e seu parceiro para o trabalho de parto.

8. Em que consiste os cursos pós-parto?

Preparam o casal para cuidar do bebê e apoiar a mãe para um pós-parto relaxado e saudável. As sessões de treinamento físico são orientadas para recuperar as partes do corpo mais castigadas pela gravidez, concretamente o solo pélvico e a área abdominal.

9. É oferecido outro serviço?

Em alguns centros privados, você poderá ter acesso a serviço de massagem, fisioterapia pré e pós-natal e inclusive a tratamentos de beleza.