Para você, a gravidez dura 9 meses, mas para o seu ginecologista serão 40 semanas. Assim, são calculadas as semanas da gravidez. Normalmente, a ovulação é produzida na metade do ciclo menstrual. Se o seu é de 28 dias, o normal é que tenha lugar em torno do dia 14.

Nestas duas primeiras semanas do ciclo, o seu corpo está se preparando para uma possível gestação. Esta é a teoria, mas na prática, muitos fatores podem desencadear uma ovulação antes da data habitual, por exemplo, um orgasmo. Outros também podem atrasar como o estresse e o cansaço. Alem disso, nem toda a mulher tem ciclos de 28 dias.

Eles podem ser longos ou curtos, regulares ou irregulares. Por isso, é impossível saber o momento preciso que ocorreu a concepção. Para contornar esse problema, os ginecologistas calculam as datas da gravidez contando a partir do primeiro dia, do seu último ciclo menstrual. Coincide com o dia da última menstruação. Isso implica que as semanas de gestação não coincidam com a idade fetal. O seu bebê tem cerca de 2 semanas a menos.

Uma gravidez de 40 semanas:

Todos nós sabemos que uma gravidez dura 9 meses. Mas o seu ginecologista não vai medir a sua gestação em meses e sim em semanas. Alguns meses são mais longos que outros e também, se você diz que está no terceiro mês, isto quer dizer que você pode estar entre a semana 9 ou 12 de gestação. Para determinar o crescimento do bebê e o tempo exato de um teste, o seu ginecologista necessita de mais precisão. Dito isto, se você considerar a sua gravidez de acordo com o calendário, a sua duração está mais perto dos 9 meses.

Semanas de gravidez e ultrassom:

Quando você fizer um exame de ultrassom, o médico medirá o seu bebê e vai lhe dar uma idade de gestação de acordo com o seu tamanho e outros fatores. Este cálculo é estatístico e é possível que não coincida com os seus. Se o seu médico não vê no assunto motivo de preocupação, confie nele. O ultra-som é um teste, cujos resultados é preciso saber interpretar.