Muitas mulheres não querem desistir de tentar um parto normal após uma cesariana. E as possibilidades de conseguir são altas e as vantagens do parto normal são muitas. Tire as dúvidas mais frequentes antes de tomar a decisão.

É conveniente tentar um parto normal depois de uma cesariana?

Os especialistas recomendam tentar um parto normal depois de uma cesariana. As vantagens são evidentes, uma recuperação pós-parto rápida, uma amamentação mais fácil, se você pensa em ter mais filhos, um útero com um corte a menos.

Também existem as vantagens de caráter psicológico como a satisfação de participar ativamente do nascimento do bebê e a possibilidade de abraçá-lo sem a interferência das dores físicas. Por último, é notório que sem intervenção, o bebê desencadeia o parto, não a mãe. Ele o faz quando está pronto para nascer. Não se esqueça de que durante a dilatação e quando ele passa pelo canal do parto, recebe uma massagem em todo o seu corpo que o estimula e o prepara para a vida extrauterina.

Quais são as possibilidades de sucesso se eu decidir tentar o parto normal depois de uma cesariana?

Em princípio, as chances de conseguir são altas, pois dependem em grande parte da motivação da parturiente e da equipe médica que assistirá o parto. Quando se tenta um parto normal depois de uma cesariana, é importante reforçar as contrações com oxitocina. Também não se deve usar anestesia peridural.

Se eu tentar o parto normal depois de uma cesariana o meu útero pode romper?

Este é um temor muito frequente nas futuras mães. O útero é, especialmente, um músculo que pode se romper. Mas esta possibilidade é muito remota. Se não sofrer infecção depois da cesariana, e se alimenta bem, tem uma vida saudável e faz exercícios leves para oxigenar os seus músculos durante a segunda gravidez, os riscos são quase inexistentes.

O que faço se o meu ginecologista não quiser tentar?

A principio procure profissionais experientes e convencidos das vantagens de tentar o parto normal.
Neste sentido, o primeiro é conversar com o seu médico em busca de orientação. Esta medida pode ajudar a alcançar um parto normal depois de uma cesariana, a última palavra sempre é a do profissional que vai estar ao seu lado quando você der a luz.