Poucas coisas causam tanta animação a uma mãe e despertam tanta curiosidade entre as pessoas que estão ao seu lado como observar os movimentos de seu bebê na barriga. Nós mostramos o que significam os chutes, quando você começar a senti-los e como influenciam você. Começam como umas suaves bolhas em seu baixo ventre e em poucas semanas deformam a sua barriga até o ponto de que, através da pele, você poderá distinguir as suas mãos e os seus pés. Sentir os chutes de seu bebê será uma das sensações mais especiais da gravidez e a prova evidente de que está tudo bem.

Quando sentirá pela primeira vez?

No terceiro mês de gestação, e com somente nove centímetros de tamanho, o seu bebê começará a mover as pernas e braços, especialmente quando você também estiver em movimento. Na semana 20, o seu sistema nervoso está muito mais desenvolvido e seus músculos ganharam força, o que reproduz gestos mais coordenados.

É possível que um dia você se surpreenda notando um formigamento no abdômen, uma espécie de borbulhas que parece se mover de um lado a outro de sua barriga, e em um primeiro momento você pode confundir com gases. Talvez você demore menos a identificar se esta não é a sua primeira gravidez. Não será até a semana 24, aproximadamente, quando puder identificar o seu primeiro chute, ou tapa, porque, apesar de, muitas vezes nos referirmos aos seus movimentos como “chutes”, muitas vezes são provocados por um braço batendo ou por um giro de quadril.

À medida que vai ganhando peso e tenha menos espaço para se desenvolver você sentirá de uma forma mais evidente, até o ponto que poderá adivinhar que parte de seu corpo produziu o movimento ao ver como a sua barriga se deforma e marca a silhueta de seu pé ou de uma área pontuda onde ele colocou o cotovelo.

Quando está encaixado para vir ao mundo, em torna da semana 30, você sentirá desconforto sob as costelas, cada vez que ele mover os pés e as pernas. Se você perceber que seus movimentos diminuíram muito ou leva muitas horas sem senti-lo, consulte o seu médico, pois a atividade fetal é usada como indicador de que o bebê está bem. Por exemplo, na semana 31 ele deve se mover ao menos três vezes ao dia. Fique atenta e consulte o médico se não for assim.