Qual o ritmo de ganho de peso na gravidez? Como alcança-lo? Trimestre a trimestre, siga estes conselhos para comer o que precisa para o desenvolvimento do bebê.

Primeiro trimestre: 1,5 a 1,8 kg:

É normal que nos primeiros meses engorde pouco ou quase nada e que o aumento se produza já no terceiro mês. As náuseas características desta fase e os desejos são a causa do emagrecimento, ou o contrário, de que tenha mais apetite do que nunca. Apesar destas incidências, a gravidez começou, já está se formando novas estruturas e essa é a principal causa do peso extra.

Nossos conselhos: O metabolismo funciona a pleno rendimento para fazer chegar o máximo de nutrientes ao seu filho. Não é necessário que você aumente o consumo de calorias. O seu “dever de casa” nesta etapa é:

  • Fazer cinco refeições por dia e não beliscar entre elas.
  • Dar prioridade aos cereais, massas, arroz, verduras e frutas, sobre os outros alimentos.
  • Reduzir ao mínimo as gorduras e os doces, deixe para consumi-los apenas ocasionalmente.
  • Comer ao menos três porções de frutas e verduras cruas para aumentar a ingestão de vitaminas e fibras, por exemplo, uma salada antes do almoço e jantar e uma fruta como lanche.
  • Cozinhar os alimentos de maneira simples, vapor e grelha.
  • Substituir uma das porções de carne por peixe.

Segundo trimestre: 1 kg por mês

O ritmo de ganho de peso é maior que no primeiro trimestre, e muito mais regular e progressivo que no terceiro. O seu filho está crescendo e você tem mais apetite.

Nossos conselhos: As necessidades de cálcio aumentam a partir desta fase, você deverá:

  • Consumir três porções diárias de lácteos, uma porção equivale a 200 ml de leite desnatado, 2 iogurtes, 100 g de queijo fresco ou 40 gramas de queijo meia cura.
  • Evitar o consumo de bebidas carbonatadas, incluir vegetais abundantes em folhas em suas refeições e controlar a ingestão de sal, pois estes hábitos dificultam a absorção do cálcio da dieta.

Terceiro Trimestre: 1,6 kg ao mês:

Na reta final da gravidez o aumento de peso se deve principalmente ao crescimento do bebê e também a sua tendência em reter líquido. O aumento de peso é quase inevitável, sobrecarregada, com o cansaço da gravidez, você come menos que antes.

Nossos conselhos: O normal a esta altura da gravidez é que se encontre muito cansada e com menos apetite. No entanto, é agora, que o aumento de peso é maior. Se você tiver muita fome, agora mais do que nunca deverá tomar muito cuidado para não engordar além da conta. Dar a luz com muitos quilos pode trazer complicações a você e ao bebê. Além disso, a gravidez chega ao seu fim e será mais difícil de perder o excesso de peso, após o parto.