A sua gravidez chega ao fim. Estes são os sintomas de que seu parto está próximo.

Uns dias antes. A partir da 36 semanas o seu corpo e o seu bebê vão enviar sinais de que o parto está próximo. Lembre-se que a partir da 37 semanas você pode dar a luz há qualquer momento e já é considerado parto normal. A esta altura, você já sabe aonde vai dar a luz. Também quem fará o seu parto, e se irá guardar o sangue do cordão umbilical de seu bebê. E, claro, você já preparou a mala para você e para o bebê, sem se esquecer de toda a documentação necessária para a internação na Maternidade.

  • O seu filho mal se move. Não tem espaço o bastante para se mover, por isso é possível que não perceba tanta atividade em seu útero, ou o contrário, se você notar algo, será um movimento brusco, como uma contorção ou um giro. O bebê esta tentando se posicionar no perímetro superior da pélvis, e é provável que a esta altura já tenha conseguido.
  • Aumenta a frequência urinária. O bebê está com a sua cabecinha encaixada e pressionando a bexiga, você vai notar especialmente ao fazer um esforço ou rir.
  • Você tem mais contrações. Também pode ter cólicas, parecidas com as menstruais e contrações mais frequentes do que o normal.
  • Respira melhor. Desde que o seu bebê decidiu ir para a pélvis e fazer menos pressão sobre o seu estômago e pulmões você sente um grande alívio ao respirar.
  • Tem mais contrações uterinas. As contrações são mais frequentes nos últimos dias antes do parto, podem chegar a ser dolorosas. No entanto, não deixe que essas contrações a confundam. Você vai distinguir perfeitamente das contrações que anunciam a eminência do parto, porque são regulares, com pouca intensidade e geralmente desaparecem se você andar um pouco ou mudar de posição.
  • As cólicas incomodam. As cólicas são especialmente frequentes nos últimos dias. Você também pode notar algum incomodo ou dor na parte inferior das costas.
  • Expulsa o tampão mucoso. Quando você notar que sai pela vagina uma mucosidade de cor branca ou rosada e manchada com estrias de sangue significará que o seu corpo a expulsou. Isso pode ocorrer umas horas antes do parto, mas também uns dias, por isso você deve estar atenta a esse sinal. Agora você é a encarregada de proteger o seu filho das infecções e se você ainda não se internou na maternidade, evite os banhos e as relações sexuais.

Agora é o momento de relaxar e se encher de confiança. Durante estas últimas semanas e aproveite para repassar com o seu parceiro os seus exercícios de respiração, as posturas que você vai usar durante a dilatação e as técnicas de relaxamento que você aprendeu. Mas também descanse tudo o que você puder e aproveite este momento. Espere o encontro com o seu filho.