Muitas mulheres grávidas se perguntam se podem usar produtos de limpeza sem receio de prejudicar a sua saúde e a do bebê. Como medida de precaução, é importante tomar algumas medidas. Alguns produtos de limpeza podem ser bastante tóxicos. Os produtos de uso comum como os detergentes não tem demonstrado ser tóxicos durante a gravidez, mas melhor se precavida.

Quando for limpar, ponha luvas de limpeza para evitar o contato dos produtos na pele. Não use os produtos que são aplicados em spray por sua alta volatilidade. Não use limpadores de forno que são pulverizados, porque são especialmente fortes em um espaço reduzido. Esqueça os solventes e nunca misture amoníaco com cloro por causa dos vapores que são emitidos. Existem produtos como o vinagre e o bicarbonato de sódio que podem ajudar você a limpar e são mais naturais.

Se você gosta de ambientar a sua casa com fragrâncias agradáveis, substitua as substâncias químicas pela lavanda ou ervas aromáticas. Na primavera, manipule com precaução os produtos contra as baratas e as formigas. No verão, deixe que outros pulverizem os inseticidas e entre no ambiente depois que eles já fizeram efeito. No jardim, a pulverização também não deve ser tarefa sua.

Pinturas e vernizes:

A chegada do bebê é muitas vezes acompanhada de reformas na casa, inclusive mudanças. Se este é o seu caso, evite remover a tinta velha que pode conter chumbo ou mercúrio. Também não convém inalar os solventes que são usados para eliminar essas pinturas e os vernizes. Se você for pintar, faça em espaços bem ventilados e use roupas e luvas de proteção. Não coma e nem beba no ambiente que está sendo pintado.