Se você notar que os seus seios estão cheios de leite e não conseguir lidar com a dor. O que fazer para aliviar? Siga esses conselhos. É chamado ingurgitamento mamário, e ocorre quando o leite se acumula nos alvéolos e estes aos distender-se, comprimem o tecido circundante provocando tensão e dor.

É devido ao aumento da vascularização da área, uma reação fisiológica, e o acumulo de leite esta relacionado com a frequência escassa da alimentação e um atraso das primeiras sucções. Em ocasiões, o ingurgitamento pós-parto provoca desconforto e dificuldade para o bebê agarrar o peito que está tenso e dolorido, isso faz com que o bebê não esvazie corretamente o peito, o que por sua vez causa mais dor e retenção. Ou seja, se torna um círculo difícil de ser rompido se não conseguir aumentar o número de mamadas e o esvaziamento do peito.

É importante que solucione caso contrário a retenção poderá terminar em um problema mais grave como a mastite. Portanto, se o seu bebê não esvazia o peito, faça você mesma com o auxilio de um extrator. Para aliviar o desconforto, você pode aplicar compressas frias depois de dar de mamar, o frio tem um efeito vasoconstritor e anti-inflamatório, e um banho quente antes de oferecer o peito favorece o fluxo do leite.

Além disso, durante a mamada, faça uma pressão com os dedos sobre os pontos que estiver endurecido, como se quisesse desfazê-los. Consulte o seu médico a possibilidade de tomar algum analgésico ou anti-inflamatório para reduzir o desconforto.